Drogas, refere –se a qualquer substancia com o potencial de prevenir ou curar doenças, refere –se a qualquer agente químico que altere os processos bioquímicos, esse conceito de drogas para a medicina. Já quando falamos de drogas no caso em clínica de recuperação, o termo “droga” refere –se, geralmente, a substancias psicoativas, em particular as drogas ilícitas (natural/ semissintética/ sintética), ou seja, ilegais, mas também sabemos que o cigarro ou tabaco, assim como as bebidas alcoólicas também são drogas, porem nesse caso licitas, ou seja, legais, que levam o indivíduo a alteração psíquica e comportamental.
Em uma clínica de recuperação para drogas, não tratamos em especial a substancia de preferência do dependente químico, e sim mostramos a eles tudo que tudo que leva eles ao uso de drogas, são seus comportamentos, muitas vezes inadequados, assim eles são chamados adictos (um homem ou mulher, cuja a vida é controlada pelas drogas). Nesse caso mostramos para eles têm (os usuários de drogas), os evites como: pessoas/hábitos/lugares.
Então mostraremos a eles que esses “evites” terão de ser praticados das seguintes formas:
- Pessoas, evitar andar ou conviver com pessoas que o drogado ou dependente químico tinha contato na ativa (quando estava em uso de droga).
- Hábitos: evitar ter e/ou continuar com os mesmos hábitos que tinha quando fazia o uso ou consumo de drogas.
- Lugares: evitar lugares onde passava no período de uso de drogas.
Assim nossa clínica de recuperação para drogas, se torna a referência mais abrangente na forma de desintoxicação, prevenção e recuperação, quando se trata de drogas ou dependência química ou alcoólatra.